facebook twitter youtube

Fale conosco

(62) 3223-7602

Cursos

Técnico em Enfermagem

A necessidade de preparar Auxiliares e Técnicos para a Enfermagem continua merecendo atenção especial das Entidades de Classe de Enfermagem e dos Centros Formadores de Recursos Humanos para a área de saúde, tanto públicos quanto privados, tendo em vista o que determina a Lei 7.498/86, quanto ao exercício da enfermagem e suastecnico-em-enfermagem atividades auxiliares, que só poderão ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem. Essa Lei concedeu, por prazo de dez anos, a autorização para que profissionais da área de enfermagem (Atendentes de Enfermagem) exercessem “atividades elementares” de enfermagem sem a formação específica.

Assim, o Colégio Oswaldo Cruz, consciente da importância de sua atuação formadora, propõe-se a continuar oferecendo cursos de enfermagem técnico de nível médio, como já vem oferecendo desde 18 de janeiro de 1994, devidamente autorizado pelas Resoluções do CEE/GO 024/94; 350/95; 174/94; 629/99 e 085/02. O oferecimento desse curso representa significativa melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade, bem como a oportunidade de trabalho na área para milhares de pessoas. Atualmente, temos cerca de 4.000 profissionais formados pelo Colégio, atuando na subárea de Enfermagem.

Dentro dessa visão, nos propomos a continuar desenvolvendo cursos na Área de Saúde, pois formar profissionais para trabalhar com as pessoas significa muito mais do que passar os conhecimentos acumulados pela ciência através dos tempos, numa visão técnico-científica. Implica também, buscar entender o significado, os valores e crenças que norteiam a vida das pessoas e que servem de matriz para sua formação, impregnando suas ações com significados culturais. Qualquer profissional que queira desenvolver um trabalho coerente com as necessidades das pessoas precisa conhecer a realidade cultural na qual elas se encontram envolvidas.

A tendência atual de desinstitucionalização, como alternativa do cuidar desvinculado e subsidiário de ações médicas, tem sido ampliada e fortalecida por uma possibilidade de atuação/inserção dos profissionais no espaço extra-hospitalar de assistência à saúde, qual seja, rede básica, escolas, creches, domicílios e comunidades, e esta direcionando a enfermagem a formular alternativas de trabalho, independente de emprego. Assim, os domicílios, as cooperativas e os serviços autônomos estão se transformando em um novo mercado para a categoria e, apesar da crise do setor saúde, a enfermagem tem encontrado boas perspectivas para se desenvolver e se firmar no cenário de trabalho brasileiro. Perspectivas que poderão transformar-se em realidade desde que haja revisão dos programas, de formação dos diferentes profissionais que atuam nessa área, com a redução das dicotomias “teoria/prática”, “saber/fazer”. “administrar/cuidar” , “intelectual/manual” e a apropriação de competências que permitam o estabelecimento do novo paradigma da Enfermagem.

O Colégio Oswaldo Cruz programou este curso com especial atenção ao perfil do profissional, visando propiciar o seu acesso ao mundo do trabalho, a partir dos novos paradigmas.
 

Calendário
Acadêmico
Clique aqui!

Pré - Matricula

Cadastro NewsLetter

Faça seu cadastro e receba informativos

colegio-oswaldo-cruz

Fale Conosco (62) 3223-7602

Acompanhe: facebook twitter youtube

Onde Estamos

mapa

Rua 20 Qd. 58 - Setor Central

Goiânia - GO

Copyright © Colégio Oswaldo Cruz 2012. Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela:desenvolvimento de sites goiania